Tudo o que precisa saber sobre coleta agendada

O tempo está se tornando a maior preciosidade da sociedade. Por isso, quem não se adapta para oferecer um serviço melhor e mais personalizado, acaba perdendo espaço para a concorrência. Afinal, o mercado está se tornando mais cada vez mais competitivo!

E quando se trata do ramo de entregas, não poderia ser diferente. Hoje, o segmento busca oferecer ao cliente serviços que se adaptam ao tempo e rotina do consumidor, por isso, foi criada a possibilidade do agendamento de entregas.

Com a entrega agendada, o cliente pode escolher o melhor dia e hora para receber a sua compra. E as empresas que oferecem esse tipo de serviço têm a obrigação de cumprir o prazo combinado, assim o cliente se sente mais seguro na hora de fechar a compra do produto. 

Agora que você já sabe o que é a entrega agendada, vamos falar um pouco sobre a importância dela tanto para empresa como para o cliente!

No momento que há um agendamento de uma entrega nesse formato, há um planejamento, uma programação e alinhamento, para que o prazo seja cumprido e o cliente fique satisfeito. E apesar da necessidade de investir nessa logística, são inúmeros benefícios que a empresa e o cliente acabam tendo quando optam pela entrega com agendamento. Confira alguns:

Há redução nas chances do retorno da compra

Com o agendamento do dia e horário que a compra será entregue, as chances da entrega chegar e não ter ninguém em casa se tornam quase nulas, afinal o consumidor também quer receber aquilo que ele comprou em um prazo curto. Assim, aquele problema que muitas vezes ocorre quando não há esse agendamento prévio, do produto retornar para a empresa e depois ter que ser feita uma nova entrega acaba não acontecendo mais.

Portanto, o gasto extra que a empresa de entregas tem quando o produto retorna e deve ser entregue em outra data, também não acontecerá.

Qual empresa não quer otimizar o tempo, né!?

O agendamento da entrega é extremamente funcional para otimizar o tempo dos carros de entrega. Isso porque com um planejamento de dia e horário das entregas de compras se torna muito mais simples planejar as rotas, com um melhor trajeto e ainda em menores distâncias.

E para tornar esse controle ainda mais eficaz, há algumas dicas que podem acabar te ajudando. Por exemplo:

  • Agende as rotas de cada dia;
  • Controle os trajetos dos veículos de entrega por meio de um rastreador;
  • Comece a usar ferramentas de automação. A tecnologia é muito facilitadora na área de logística;
  • Faça um planejamento para melhor execução do serviço de entrega.

O monitoramento das entregas também se torna mais fácil!

Com um melhor controle das entregas e saídas de mercadorias, é mais simples organizar e monitorar as entregas. Além disso, hoje em dia com a tecnologia e softwares voltados para esse controle, a rotina fica ainda melhor e sem chance de erros nessa área.

O tempo de entrega é melhor!

Lembra que com a entrega agendada fica mais fácil traçar rotas mais curtas? Então, isso também é benéfico para o cliente. Afinal, uma entrega de mercadoria que poderia demorar mais, pode ser entregue com rapidez já que a empresa estará seguindo uma agenda com antecedência. 

Essa pontualidade também se torna um diferencial para o cliente na próxima compra, assim há um aumento considerável de chances do consumidor buscar os serviços da empresa novamente. Além disso, o cliente não fica mais refém do medo de não estar em casa quando sua compra chegar!

Segurança para a empresa

Assim como há um compromisso por parte da empresa, o cliente também deve estar ciente de que ele precisar estar em casa na hora da entrega! Mas, como imprevistos acontecem, quando o consumidor não permanece no local combinado, pode acontecer o reagendamento da entrega.

Controle seu estoque 

Esse é um dos maiores desafios das empresas de entrega! Isso porque quando não há um controle rigoroso as chances de falhas na hora de preparar o produto para a entrega são enormes, já que ele pode não estar pronto para o transporte. Por isso, você pode utilizar uma base de dados para acompanhar o pedido, assim a empresa diminui as chances desse tipo de problema acontecer.

Tenha um atendimento de qualidade

Além de um bom serviço, é importante atender bem o seu cliente, tanto na hora da venda e como também no período da entrega. Com a tecnologia, é possível oferecer a assistência por meio de e-mail, chat ou até mesmo Whatsapp. Investindo em um bom suporte, a chance de fidelizar o cliente se torna ainda maior!

Conseguiu entender a importância da entrega agendada? O serviço é excelente para todos e pode melhorar ainda mais os processos das empresas de entregas e a vontade do cliente de comprar.