Dicas para melhorar o transporte e logística da sua empresa

Transporte e logística são temas complementares. Não existe estratégia logística sem uma boa estrutura e planejamento para transporte. E não adianta ter uma ótima estrutura de transporte se você não tem um planejamento logístico. Um é de suma importância para o outro em qualquer empresa, independente da área de atuação.

Para que sua gestão seja eficiente, sem comprometer entregas e, consequentemente, a saúde financeira da companhia, a área de logística e transporte demanda uma atenção especial a cada etapa ao longo da cadeia. O ponto de partida é planejar os procedimentos e mapear todas as áreas e processos da sua empresa. Antes de implementar novas ideias ou modelos de gestão logística, o primeiro passo é fazer uma análise para ter o diagnóstico mais preciso.

O transporte no Brasil não é um problema apenas dentro das grandes cidades. É também um grande problema para a logística das empresas e o transporte de cargas por todo o país. O que obriga toda empresa a ter um planejamento ainda mais detalhado, buscando sempre uma maior eficiência e amenizar possíveis imprevistos.

Planejamento e estratégia de transporte para a sua logística

A estrutura de transporte do país tem uma série de variáveis que geram custos a quem pretende transportar uma carga, por exemplo. Temos o costume de estimar o valor de frete de acordo com a distância percorrida. Porém, a movimentação de um determinado bem envolve diversas variáveis. Prever todas é quase impossível, mas um planejamento bem elaborado pode precaver sua empresa de muitos imprevistos.

É fundamental definir suas estratégias logística de entrega considerando todas as características tanto do produto quanto seu destino e o caminho até ele. Como vai ser feita a distribuição, onde serão feitas as cargas e descargas, qual o modal de traslado. Isso permite ter uma visão preventiva e precisa do que será menos custoso e mais eficiente, desde os caminhos a seguir até o destino até as possibilidades de consolidação de cargas. Sempre tendo como meta a preservação da carga e o prazo estabelecido.

Se já existem padrões e processos pré-estabelecidos na empresa, será sempre mais fácil dar prosseguimento aos serviços quando há mudanças na corporação, como troca de colaboradores por inúmeros motivos. A adaptação à exigência de rapidez decisória diante de transtornos será sempre menos problemática para todos os envolvidos.

A tecnologia é aliada para a maior eficiência de transporte e logística

Se a empresa contar com planejamentos prévios de seus processos logísticos, os riscos de atrasar as entregas para os clientes é reduzido. Contudo, a adequada gestão de estoque também passa pela análise de cenários e dos históricos de venda anteriores, a fim de se chegar a uma previsão aproximada das sazonalidades de mercado e demandas futuras.

Dessa forma quanto mais dados o gestor tiver e se dispuser a analisar, mais aproximada será a sua base para tomar as melhores decisões. Para colocar em prática uma logística de transporte mais eficiente, é fundamental usar diversas tecnologias a seu favor. Quando não se dispõe de recursos tecnológicos suficientes, a tendência é que os processos de transporte e logística não sejam executados da forma eficiente que é esperada pelos colaboradores, fornecedores e, principalmente, pelos clientes.

A importância da tecnologia é fundamental em diversas operações. Por exemplo, o controle de estoque deve ser realizado por um software de gestão. Assim, o gestor poderá controlar a quantidade de produtos e insumos disponíveis com mais precisão, evitando gargalos de desperdício, falhas de comunicação entre as diversas áreas da empresa e conseguindo uma maior produtividade, impactando diretamente no aumento dos lucros.

Um sistema automatizado e dinâmico permite a integração entre todos os setores de uma empresa e possibilita maior agilidade nas consultas ao estoque, um acompanhamento mais próximo por parte do gestor e do próprio cliente em relação à localização da carga, além de levar mais segurança a todas as figuras participantes deste processo. Investimento em tecnologia possibilita até gerenciar o fluxo de caixa de forma mais otimizada para a emissão de notas fiscais e notas de serviço de forma mais prática.

O uso da tecnologia possibilita até uma segurança maior aos colaboradores, à carga e aos clientes. É possível adotar tecnologias avançadas e inovadoras para a logística de transporte, localizando os profissionais e o tipo de veículo ideal para cada tipo de carga e rota necessária para chegar ao destino final com segurança e sem maiores prejuízos ou danos ao produto a ser entregue.

Integração das equipes de logística e transporte

Uma boa parceria com fornecedores permite ao gestor uma maior eficiência no controle de estoque, evitando que ele fique com poucos produtos ou com itens em excesso. Os fornecedores podem ajudar bastante sua empresa nesse ponto.

Uma estratégia usada por alguns gestores é entregar o gerenciamento do armazém e dos estoques aos próprios fornecedores. Assim, é possível que seja mantido o equilíbrio dos itens estocados, sem prejuízos para o dinamismo da empresa e seus clientes.

Uma das políticas de gestão que podem ser implementadas por um fornecedor que faça a gestão do estoque de uma empresa é realizar pedidos automáticos todas as vezes que a quantidade de itens no estoque da empresa chegar ao ponto de pedido.

Terceirização de processos de logística e transporte

Além do controle do estoque e planejamento prévio da área de transportes, para diminuir custos é sempre possível terceirizar também a gestão esta área da logística e de transporte. Quando a empresa terceiriza os serviços de entrega, tende a reduzir custos a médio e longo prazo e a aumentar a eficiência. Reduzem-se riscos na acomodação da carga no veículo e nas rotas. O mais importante é que, entregando esta gestão na mão de fornecedores especializados, os prazos acabam sendo cumpridos com pontualidade com mais facilidade e, consequentemente, gerando maior satisfação aos clientes da empresa.

Para contar com uma logística de transporte eficiente é necessária uma gestão mais dinâmica e flexível. Cuidar do tempo de entrega, traçar as melhores rotas e oferecer um serviço de qualidade ao comerciante ou consumidor são tarefas básicas.

É natural que sempre existam dificuldades. Porém, os obstáculos precisam ser vencidos para garantir a eficiência da sua empresa perante seus clientes e fornecedores. Proporcionar uma boa experiência para o cliente por meio de uma gestão logística e de transporte de qualidade impacta diretamente nas vendas e no futuro da sua empresa.

Para tirar mais dúvidas sobre soluções de transporte mais eficiente, entre em contato com a Restitui. Um de nossos consultores pode fazer uma análise completa para aperfeiçoar a sua operação e oferecer a melhor solução de acordo com a sua necessidade.