Conheça 8 curiosidades sobre o sistema de transporte e logística no Brasil

Você já reparou a sua volta e pensou como todas as roupas, produtos, sapatos e eletrônicos, conseguem chegar na sua cidade, ou mesmo na sua casa quando a compra é feita online? Provavelmente, a maioria dos seus pertences são produzidos em regiões muito distantes da sua cidade.

E para que todos esses produtos cheguem com segurança na sua casa, ou nas lojas que você costuma comprar, é extremamente importante que haja uma estratégia para essa locomoção. Para que não haja falhas, a maioria das empresas optam por contratar um profissional especializado em logística.

Como a maioria dos setores, a logística, o sistema de rastreamento e a infraestrutura de transportes têm melhorado cada vez mais no Brasil. Essa afirmação é baseada em um estudo realizado pelo Banco Mundial, que colocou o Brasil na 55° posição, em uma lista de 160 países, ficando a frente de outros países da América Latina, como Argentina, Peru e Uruguai.

Apesar dessa evolução crescente, ainda há muitos pontos a serem melhorados. Quer conhecer algumas curiosidades sobre a evolução da logística no Brasil? Então, confira esse artigo até o final!

Os anos 90 foram cruciais

A logística é um sistema muito antigo no Brasil, mas só conseguiu crescer de forma expressiva e ganhar maturidade comercial na década de 1990. E isso aconteceu porque na época a redução de alíquotas entrou em vigor no país.

E com essa abertura, muitas empresas se viram perdidas no mercado e com dificuldade de se tornarem competitivas. Por isso, surgiu a logística no setor. Ela ajudou, e muito, as empresas entenderem esse novo sistema e facilitou para que produtos começassem a chegar em regiões mais remotas e grandes centros, com a mesma eficiência!

A logística é muito mais antiga do que você imagina!

A logística não é eficiente apenas no setor de comércio, ela é utilizada há muito mais tempo. Sabia que a logística é fundamental em momentos de guerras? Mesmo na antiguidade, a logística já era utilizada para que tropas conseguissem se deslocar, levar suprimentos e armas pelo melhor trajeto possível. Ou seja, aquele caminho que tivesse água, menos obstáculos e facilitasse a segurança.

1970 e 1975: o volume de transporte de cargas dobrou

O volume de transporte de cargas praticamente dobrou nessa época, o Brasil que transportava 124, 5 bilhões de toneladas, passou a transportar 204, 8 bilhões de toneladas por ano. O que chamou a atenção de grandes empresas, como Scania, Mercedes-Benz, General Motors, Ford, entre outras, que decidiram expandir na época.

Tecnologia

Antes de 1970, o caminhão era apenas um veículo de transporte de cargas. Com a evolução do setor de transportes, a área começou a se profissionalizar, por isso diversos investimentos começaram a ser feitos, tais como:

  • A malha rodoviária cresceu;
  • Os transportes começaram a ficar mais tecnológicos;
  • Sistemas de rastreamento foram desenvolvidos;
  • Monitoramento e telemetria começaram a ser usados;
  • O setor começou a ficar mais profissional.

Jogos Olímpicos no Brasil

O setor de logística no Brasil cresceu consideravelmente nos Jogos Olímpicos que aconteceram no Brasil. Isso porque mais de 30 milhões de itens foram movimentados na época. E mesmo após o final dos jogos, o setor continuou sentindo o reflexo por mais alguns meses.

Você costuma comprar na Black Friday?

Quando você compra um produto muito desejado, uma das maiores preocupações é do produto não chegar no tempo estimado, certo? Geralmente na Black Friday essa preocupação aumenta ainda mais. Por isso, você deve saber que a Logística é fundamental para que o seu produto chegue intacto e no prazo combinado!

E lembre-se: a reputação de um e-commerce depende muito do prazo de entrega!

Crescimento no setor

Com o aumento das compras online, o setor de logística tem crescido consideravelmente há alguns anos, principalmente na área de planejamento e estratégia. Portanto, hoje dificilmente você encontra um profissional nessa área sem trabalho, já que a procura por esses profissionais cresceu consideravelmente.

Logística na Fórmula 1

A Fórmula 1 acontece em diversos países diferentes e para cada região há uma logística independente! Por exemplo, em 2017 com o Grande Prêmio do Brasil, foram movimentadas mais de 600 toneladas de cargas pelo transporte aéreo, após a chegada por aviões foram necessários 80 carretas e 200 viagens.

Gostou do conteúdo desta semana? Continue acompanhando nosso blog!

Busque os serviços da Restitui

A Restitui é uma transportadora certificada, que presta serviços de transporte de cargas e oferece soluções logísticas com o máximo de segurança e qualidade que você precisa.

Com uma equipe completa e preparada para atender sua empresa, temos foco em agilidade, eficiência e qualidade no atendimento, além de uma frota completa, que passam por manutenções periódicas, para suprir as necessidades do seu negócio com segurança e agilidade.

Trabalhamos com soluções tecnológicas e inovadoras, que contribuem para uma melhora constante das operações, incluindo rastreamentos em tempo real, procurando manter o cliente muito bem informado do início ao fim da atividade.