Como escolher a transportadora da sua loja virtual

Como escolher uma transportadora?

Mas como escolher uma transportadora? O lojista deve primeiro avaliar quais são as opções disponíveis na região onde vive. Há transportadoras que atendem todo o Brasil e há aquelas que possuem cobertura regional. Outros fatores que devem ser considerados são:

Reputação

A empresa de transporte transmite confiança e é referência no setor? Para ajudar nessa avaliação, vale a pena visitar os perfis da transportadora na rede social e em páginas como o Reclame Aqui.

Cobertura da transportadora

Qual o tamanho da cobertura da transportadora? E a frota? A empresa trabalha com quais modais de transporte? Entrega apenas por meios rodoviários ou conta com rotas aéreas, fluviais e outras opções? Quanto maior e mais diversificada é a frota da transportadora, menores as chances de problemas com um modal causarem grandes estragos na cadeia como um todo. Uma visita ao site da transportadora pode esclarecer essas questões. Se não encontrar tais informações no site, entre em contato com a empresa via telefone ou e-mail.

Modalidades de frete

Outro aspecto essencial para escolher a transportadora é avaliar quais modalidades de frete ela possui. Ter pelo menos uma opção econômica e uma expressa é fundamental. As maiores transportadoras do Brasil que atuam no e-commerce contam com diversos serviços de entrega nessas duas modalidades. Analise todos eles.

Prazo

Diretamente ligado às modalidades de frete, o prazo de entrega deve ser avaliado com cuidado. A empresa cumpre esses prazos? Quais garantias ela dá quanto a isso?

Preço do frete

O preço do frete varia bastante de acordo com a modalidade, o trajeto, o modal, o tipo de embalagem, tamanho e peso do envio e por aí vai. Uma dica para ter parâmetros em diversas transportadoras para e-commerce é fazer a cotação de um pacote padrão para o mesmo destinatário e nas mesmas modalidades de frete (econômica ou expressa). Anote os resultados e compare quanto as transportadoras estão cobrando e quais prazos estipulam.

Rastreabilidade

Cheque se o serviço de rastreamento oferecido pela transportadora é eficiente. Os clientes de hoje em dia levam muito a sério o rastreio de suas encomendas. Empresas de transporte que não oferecem uma boa experiência nesse aspecto podem prejudicar seu negócio e afastar consumidores.

Seguro

O que é feito para garantir a segurança dos pacotes enviados? Quais os protocolos da transportadora em caso de roubo, furto, extravio ou danos ao pacote? Quais os valores segurados e como é o processo para conseguir o seguro? Essas são coisas que o lojista espera nunca precisar, mas é fundamental analisar com calma o que a empresa de entrega oferece para saber como agir em situações delicadas.

Ao escolher uma transportadora para e-commerce, leve em consideração todos esses aspectos. Eles o ajudarão a tomar uma decisão mais embasada.