Carga refrigerada: controle de temperatura e umidade

Aqui na Restitui temos um carinho e um cuidado especial com nossas cargas refrigeradas, pois sabemos que, no caso dessas cargas, a atenção aos detalhes é primordial.

Hoje vamos contar um pouco mais como é feita a refrigeração de nossas carretas e quais são os cuidados que tomamos com esse tipo de carga.

Cuidados com a carga refrigerada

A temperatura dentro de um baú refrigerado pode chegar até -30 graus celsius, porém nem toda carga exige uma temperatura tão extrema.

Antes de ajustar a temperatura do baú é necessário medir a temperatura dos produtos, pois o baú refrigerado deve apenas manter a temperatura da carga, e não diminuí-la.

O baú deve estar frio antes do embarque da carga, portanto é necessário um pré resfriamento do ambiente. Aqui, a principal inimiga da carga é a umidade, muitos desavisados molham o interior do baú para que ele resfrie mais rápido, mas isso é uma prática muito nociva.

A umidade dentro de um baú refrigerado deve ser controlada, pois em excesso todo o sistema de refrigeração é comprometido e a carga corre o risco de ser perdida. Portanto, o pré resfriamento do baú deve ser feito com ele seco.

A partir desse momento do pré resfriamento o equipamento de frio não deve ser desligado em hipótese alguma. Mesmo quando o caminhão não está em movimento nunca se deve desligar esse equipamento, pois há o risco de alterar a temperatura do baú e perder a carga.

A circulação do ar dentro do baú refrigerado deve ser fácil, não pode haver obstáculos entre o equipamento de frio e a carga. As paredes também devem ser lisas para não dificultarem a passagem do ar. O baú deve estar totalmente vedado para que esse ar frio não saia do ambiente, e também para que não entre luminosidade que pode prejudicar a refrigeração da carga.

Por fim, a limpeza do baú é imprescindível. Como estamos falando de produtos perecíveis é comum que alguns vazem alguns líquidos ou que soltem alguns odores que podem impregnar na carga seguinte. Portanto, é essencial que o baú seja higienizado entre uma carga e outra.

Viu só como o transporte de cargas refrigeradas exige muito cuidado e responsabilidade? Aqui na Restitui contamos com as melhores tecnologias e profissionais altamente capacitados para que sua carga chegue intacta ao seu destino.